Oito Dias na Bélgica

A Viagem

Sempre que pensamos em viajar para Europa temos o roteiro em mente; Paris, Portugal, Inglaterra e por aí vai.  Mas, muito perto de todos esses pontos algumas cidades tiram o nosso fôlego, que é o caso de Bruxelas. Um país vizinho da França (ao sul), Luxemburgo (a sudeste), Alemanha (a leste) e Países Baixos (ao norte e nordeste), além de ser banhado pelo mar do Norte (a oeste) a Bélgica é uma pérola. Fomos conhecê-la.

Depois de uma congregação familiar decidimos conhecer Bruxelas. Tomamos um voo saindo dos Emirados Árabes Unidos com destino a Europa.

Mas antes da partida organizamos o projeto. – Onde ficar qual o melhor preço de hotel, localização e essa parte é sem dúvida a mais importante. O roteiro e tudo isso ficou por conta da minha mulher. Ela sempre faz as melhores escolhas. Mas em um ponto todos concordamos que o hotel deve estar próximo de estação de metrô, trem ou ônibus. Fator que todo viajante tem de pensar. E um supermercado vem muito bem e se for próximo do lugar onde você vai ficar hospedado, melhor ainda. Com tudo isso organizado agora vamos descobrir lugares curiosos da cidade. Um Guia Turístico é uma boa opção. Mas uma outra são os cartões postais eles dão uma boa referência da cidade. Com tudo isso é sair para aventura.

Mas a nossa proeza só começa quando chegarmos ao aeroporto nacional de Zavantem, Bruxelas.

No terminal tem metrô e trem. Escolhemos um trem porque a estação é ao lado do hotel e fica muito confortável. Em pouco tempo chegamos ao nosso destino. Cruzamos a rua e ali estava o hotel.

No hotel largamos as mochilas e fomos aproveitar o que restava do dia.

– Uma boa dica é; não levem bagagem grande, uma mochila média é o suficiente para cada membro do grupo. As roupas devem ser adequadas para a região escolhida. A temperatura local você encontra nos sites especializados. Não tem como errar.

Deixamos as mochilas, pegamos nossas câmeras e fomos explorar a cidade. Ficamos perambulando pelas ruas até o final do dia. Estávamos a conhecer uma cidade importante da União Europeia já que é Capital.

A Praça Maior cercada por bela Arquitetura deixou-nos sem fôlego.     – A luz que banha a cidade, deixa qualquer apreciador da fotografia de boca aberta. É um estimulante para fotografar. Mesmo que não quisesse voltar para casa. E mais ainda as pessoas não se importam com os fotógrafos, pelo contrário são muito receptivos. – Não é de admirar já que, na vizinha cidade de Charleroi, tem o museu da fotografia.

No segundo dia fomos à cidade do pintor Peter Paul Rubens.

Antuérpia é palco de eventos importantes tal como emigração de Cristãos Novos portugueses  fugindo da inquisição.

Charleroi

Charleroi fica há 49 km de Bruxelas cidade. Nesta cidade aprendemos que a Batata Francesa tem origem na Bélgica. Contam que um soldado americano durante a guerra conheceu a maneira como fritá-las. Voltando para sua cidade abriu um restaurante e fez sucesso com as tais batatas.

Outra curiosidade, contaram-nos que durante a guerra davam para as crianças cerveja. Mas isso não é novidade na Alemanha da Idade Média Santa Hildegarda de Bingen recomendava beber cerveja. E eles seguiram a orientação até hoje.

Depois de oito dias conhecendo esse belo país retornamos para nossa casa trazendo conhecimento na bagagem e muitas imagens em nossos cartões de memória das câmeras.